terça-feira, 14 de setembro de 2010

ESCLARECIMENTO DE PROPOSTAS

Em reunião realizada no Plenário da Câmara de Vereadores, onde se fizeram presentes cerca de 250 professores da rede o CMP e Simpasso apresentaram as propostas para deliberação a serem encaminhadas ao Executivo Municipal com objetivo de melhorar e adequar o plano de carreira as necessidades dos professores.
         As propostas foram apresentadas pelo presidente do Simpasso Marcelo Hebling a categoria que teve espaço para discutir as questões e deliberar sua aprovação, o que foi feito por unanimidade.
         O documento oficial foi encaminhado pelo representante do colegiado do CMP e o presidente do Simpasso ao Executivo no dia 22 de agosto.

ALTERAÇÃO NA LEI ORGÂNICA

Causou surpresa à direção colegiada do CMP o projeto que alterava o Art.215 da Lei Orgânica Municipal, onde sugeria a inclusão de um parágrafo único, segundo o texto, destinando 10 % do percentual dos 35% destinados a educação infantil e ensino fundamental para o ensino de Jovens e Adultos EJA, Ensino profissionalizante e educação superior.
         Inicialmente ficamos surpresos ao ver que se pretendia criar um parágrafo, onde já existia um que assegurava 2% desse percentual para a merenda escolar, deixando de lado esse percentual e sua redação.
         Encaminhamos ofício a todos os vereadores e a Secretaria Municipal de Educação para que o projeto fosse retirado ou não votado ou ainda não aprovado por se tratar de assunto delicado e que exigia considerações de órgãos e entidades ligadas diretamente com a educação.
         Após exaustivas tentativas em persuadir nossos valorosos vereadores a trazer a matéria a uma discussão mais ampla visto que estava mexendo com valores elevados e desconsiderando as demandas emergentes da educação infantil e ensino fundamental não obtivemos respaldo.
         A proposta do Executivo foi aprovada com 9 votos favoráveis, 2 contra e uma abstenção por ausência.
         Infelizmente mais uma vez observamos que a educação municipal é tratada com descaso por ter nas questões mais importantes imposições e
falta de discussão de seu reflexo junto aos anos iniciais e a administração de uma educação de qualidade.
         Registramos nosso pesar por essa nova redação que tirou 10% das mãos da educação infantil e ensino fundamental para beneficiar outros setores, que embora merecedores de atenção, não o fizessem em detrimento da base da educação municipal.
         Também nossos agradecimentos aos vereadores Tassi e Dala lana que entenderam a complexidade do caso e votaram contra o projeto.

ESTAMOS DE OLHO!

REUNIÕES DE CONSELHEIROS

As reuniões dos conselheiros das escolas municipais estão contando com a participação efetiva das direções das escolas, fato extremamente positivo, pois oferece condições de debate e troca de informações entre o colegiado e os gestores das escolas.
         Estamos promovendo conjuntamente com o Simpasso nossas reuniões por acreditar que a mesma fica mais consistente principalmente nas questões sindicais e assuntos pertinentes a categoria.
         Estamos procurando fazer dessas reuniões momentos de troca de informações e tomada de decisões para que possamos avançar naquilo que julgamos importante para a categoria.
         A reunião ocorre com cronograma fixo, sempre na primeira quarta-feira do mês, às 14 horas, no plenarinho da Câmara Municipal.
         Participar da tua entidade representativa é uma opção, porém deixar de fazê-lo é estar disposto a se conformar com as decisões que decidem a tua vida!

CMP INTEGRA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

O Centro Municipal dos Professores é um dos membros do Conselho Municipal de Educação e através de indicação de componentes de seu colegiado está sempre presente nas decisões que interferem na educação municipal.
         No mês de junho renovou seus representantes no Conselho indicando os Professores Rangel C. Rodrigues e Lílian Zasso, os quais passaram a integrar o mesmo, já no mês de junho, conforme Portaria nº 804/2010 do Executivo Municipal.
         Com isso o Centro acredita estar dando sua efetiva contribuição mas questões que dizem respeito da educação em nosso município além de oferecer a este a larga experiência e conhecimento desses educadores.
         O professor Rangel participa da Comissão de Planejamento da qual é presidente e da Comissão de Legislação e Normas e a professora Lílian da Comissão de Educação Infantil, ambos nomeados através da Portaria nº 16/2010 do CME.
         Estão comprometidos em fazer um bom trabalho e auxiliar o Conselho a desenvolver suas atividades de maneira prática e eficiente.