quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Centro de Professores surpreende-se com as declarações da Secretária de Educação


            Em reunião recente no gabinete do Sr. Prefeito, com o Simpasso, a Sra. Secretária de Educação, que também estava presente, ao analisar a questão do pequeno grupo de professoras aposentadas pelo município de Passo Fundo, as quais estão sendo prejudicadas desde 1° de janeiro de 2009 por não receberem os 20% de aumento nos padrões assegurados para todo os demais professores da ativa e inativos através da Lei n° 204/08/2008 a Sra. Secretária insiste em afirmar que as professoras não possuem titulação para serem beneficiadas pela Lei, sendo que o direito aos 20% não depende de titulação e sim de quem foi aposentada com paridade. É só seguir o parecer da Procuradoria Geral do Município e corrigir esta injustiça que estão cometendo com as professoras aposentadas pelo quadro em extinção (cursos técnicos).
            Sendo que na mesma reunião a Sra. Secretária se manifestou dizendo que os professores municipais estão muito bem, pois o piso do magistério é superior ao piso nacional, ora todos nós somos sabedores que o piso nacional foi criado mais em função do norte e nordeste, onde os professores trabalhavam 40 horas semanais e recebiam R$ 200,00 ou R$ 300,00 no final do mês.
            O C.M.P. é uma entidade fundada a quase 30 anos e a cada eleição para prefeito reivindicou sempre, que o titular da Secretaria Municipal de Educação devia ser professor municipal, como é o caso da atual secretária, que é concursada e aposentada pelo município de Passo Fundo. Porém o tempo nos mostrou que devemos repensar a questão, pois nas duas reformas que tivemos no Plano de Carreira, em 1994 e em 2008, nenhum dos Secretários era do Magistério Municipal.


Valdir Scarsi
Secretaria de Formação

C.M.P. realiza o quarto encontro com grupo de Professores Municipais

Reuniões preparatórias que
acontecem no Clube Juvenil
                      O Centro Municipal dos Professores dando continuidade às reuniões preparatórias com o Magistério Municipal, as quais visam esclarecer e informar sobre a vida funcional, poder aquisitivo e aposentadorias, estará reunido nesta segunda-feira, dia 29 de agosto, no Clube Juvenil (Centro) às 8 h e 30 min, com a presença do Simpasso e com os professores das seguintes escolas: Dyogenes Martins Pinto, Urbano Ribas, Notre Dame, Olga Caetano Dias, Fredolino Chimango, Coronel Lolico (convidada pela terceira vez), Lions Clube Norte (convidada pela segunda vez) e Fundação Educacional do Menor, além dos professores que atuam na Secretaria de Educação, Biblioteca Municipal, APAE, Socrebe, CEMAE e Lar da Menina.
            O Objetivo principal deste encontro é conscientizar a categoria para que se faça presente na Assembléia Geral que acontecerá no próximo dia 15 de setembro, convocada pelo Simpasso, onde os Professores Municipais decidirão as ações que serão implementadas para pressionar o Executivo pelo descaso que vem tendo com o Magistério quanto a pauta de reivindicações entregue ao Sr. Prefeito ainda em 2010.



Valdir Scarsi
Secretaria de Formação