quarta-feira, 27 de julho de 2011

Educar...

           Muito se fala em educação no País, é como futebol todos tem um palpite, uma opinião e a certeza que os problemas podem ser resolvidos de uma forma simples, basta o professor mudar sua prática, encantar o aluno e talvez trabalhar um pouco mais.
           Acredito que os problemas da educação podem sim ser resolvidos, mas para isso precisamos estar conscientes que vivemos em uma sociedade cujos valores já se perderam, onde atitudes, hábitos e compromisso deixaram de ser importantes e a presença do chefe da família está comprometida, seja pela inexistência ou por estar subjugada pela autoridade dos filhos.
           A falta de comprometimento na formação de nossas crianças e jovens está acarretando uma série de episódios grotescos, formando uma juventude mediana, largados a própria sorte, as drogas e ao descaso.
           Quantos pais acompanham seus filhos na lição de casa? Quantos reservam um horário para que estudem? Quantos atribuem ao professor o devido respeito e a  autoridade para educar? Quantas pessoas de fato, acreditam e buscam no conhecimento a  fonte de novas possibilidades e de crescimento?
           O professor ao longo dos anos vem,  nesse contexto, tentando fazer a sua parte por acreditar que a escola é a última trincheira para despertar no jovem a consciência  de sua importância como sujeito e do quanto necessita estar ali para crescer. Porém fazer esse trabalho nem sempre é fácil, por uma série de reveses que ocorrem no processo educativo.
           Lidar com isso está cada vez mais difícil pois o professor é um profissional que apesar de sua vocação também tem suas inquietudes e problemas, seja pela falta de condições de trabalho, salários baixos, falta de incentivo na carreira entre outras preocupações que quase nunca são lembradas ou postas a discussão.
           Apesar disso, acreditamos que o educador é um agente transformador  e que tem contribuído através de sua prática para um novo futuro, mesmo sabendo que do lado de fora da sala de aula muitos deixam de fazer a sua parte para que tenhamos de fato uma educação de qualidade e que esta seja realmente uma questão social.

Prof. Rangel C. Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário