quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Educação com Qualidade

            Incentivar os esportes está longe de ser uma prioridade em nosso País. No nosso município muitos talentos se perdem devido à falta de incentivo, espaços para prática de esportes, a falta de diversidade e políticas públicas mais consistentes nessa área.
             Nas escolas da rede municipal, por exemplo, não poderia ser diferente, apesar dos investimentos, muitas sequer possuem quadra adequada para futebol ou vôlei, por vezes apenas um pequeno espaço asfaltado em que os alunos jogam seu futebol, correndo risco de lesões, pois as quedas e escorregões são constantes.
             O investimento também no profissional de educação física deixa a desejar, pois esse deveria ter assegurada uma formação continuada específica, oportunidade de aprimorar técnicas e de buscar subsídios para inovações na sua práxis.
             O professor muitas vezes, por falta de material adequado ou espaço físico tem que improvisar ou até mesmo abdicar de promover sua pratica. Acreditamos que não se constroem atletas e cidadania com improvisações ou pura sorte.
             Os países que mais se destacam nos esportes são aqueles que incentivam seus jovens, possuem espaços públicos destinados a essa prática e também investimentos, que às vezes não chegam a ser tão significativos, mas que asseguram e oportunizam um olhar diferenciado a essa tão importante atividade.
             A prática esportiva, já sabemos, é uma grande arma contra a drogadição e a criminalidade, pois dá aos jovens auto-estima e um espaço adequado para extravasar suas energias direcionando-os para uma vida mais saudável e social.
             Alguns focos privados tentam fazer o trabalho do Estado oferecendo oportunidades e modalidades diferentes de esportes.
             Um bom exemplo de disciplina e perseverança é o caso dos judocas passofundenses, da Academia Rodrigo Bilhar, que recentemente conquistaram medalhas e vagas na seleção brasileira sub-13 em disputas na cidade de Belém-Pará.
Rodrigo Bilhar, Igor Machado e Alexandre Meneghini

            Os atletas Alexandre Meneghini, categoria meio-pesado (-52kg) e Igor Machado, categoria meio-leve (-34 kg), da academia Rodrigo Bilhar, de Passo Fundo, retornaram para casa trazendo ótimos resultados. Em dois dias de competições, em Belém/PA, o atleta Igor Machado conquistou a prata no Campeonato Brasileiro Sub-13, garantindo vaga para o Campeonato Sulamericano e  Alexandre Meneghini passou por cima dos adversários conquistando o ouro e também garantindo vaga na seleção brasileira que disputara o Pan-Americano Sub-13.
            Os dois jovens estudam na Escola de Ensino Fundamental Eloi Pinheiro Machado, sendo que Alexandre cursa a 6ª série, enquanto que Igor está na 5ª série. O professor Rodrigo Bilhar também ministra aulas de Educação Física na Escola de Ensino Fundamental Santo Antonio.
            A associação Rodrigo Bilhar de Judô mostrou que está no caminho certo para contribuir na formação de nossas crianças a quem parabenizamos pela excelente conquista.
            Ao que sabemos, até o momento, os atletas de nossas escolas municipais, nem o professor da rede receberam ajuda pública para representar nossa cidade no distante Estado do Pará.
           O investimento na educação, tema de constante discussão, se torna cada vez mais emergente devido às demandas.
           Que tipo de “aula diferente” inclusive diante das novas tecnologias pode o professor incrementar as aulas onde ainda impera a velha lousa nas escolas brasileiras.


Prof.Rangel C. Rodrigues
Secretaria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário