quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ENCERRAMENTO DE REUNIÕES COM REPRESENTANTES DE ESCOLAS


O Centro Municipal do Professores realizou no mês de novembro sua última reunião mensal com os Conselheiros e Diretores das escolas da Rede Municipal, no plenarinho da Câmara de Vereadores.
O objetivo da reunião foi de fazer uma explanação sobre as atividades do Centro no ano de 2010. O Professor Rangel C. Rodrigues fez uma apresentação das atividades desenvolvidas pelo colegiado durante o período, quando os presentes puderam se manifestar pedindo esclarecimentos e colocando sua posição quanto às questões levantadas.
Também se fizeram presentes os membros do colegiado: Lilia Zasso, Nilva Toazza, Suzana A. da Silva e Nice C. Ceratti que contribuíram com os esclarecimentos aos representantes das escolas municipais.
Foi destacado o fortalecimento da entidade através da parceria com o SIMPASSO na busca de melhores condições de trabalho e reconhecimento do magistério municipal, da participação efetiva no Conselho Municipal de Educação onde auxiliam a emissão de pareceres, normas e Legislação, bem como promovem visitas de verificação nas escolas de educação infantil e ensino fundamental da cidade.
Um dos pontos mais importantes, destacou, foram os estudos e encaminhamento de um documento ao Executivo Municipal, elaborado pela secretaria de formação na pessoa do prof.Valdir Scarsi, onde sugerem alterações no Plano de Carreira do Magistério ( Lei 204/08) em atenção as necessidades e a manutenção de um plano qualificado a carreira.
Além disso, informaram a participação na Assembléia da Capasemu, quando votaram contra as alterações por julgarem que não estavam em consonância com as necessidades dos filiados, pois não avançava nas questões mais emergentes como o quarto privativo, a redução do percentual de co-participação, tanto do titular quanto do dependente, a falta de cálculo atuarial para balizar os procedimentos financeiros entre outros temas de relevância.
Na Câmara de Vereadores foram contra a proposta do Executivo Municipal de alteração do Art.215 da Lei Orgânica do Município que destinou 10% dos 35% da educação infantil e fundamental para o Ensino Superior, EJA e ensino profissionalizante, obtendo apoio de apenas dois vereadores que votaram contra o projeto em favor da educação infantil e ensino fundamental.
Foram parceiros do SIMPASSO na realização do Seminário sobre a Saúde do Professor que serviu para levantar vários aspectos a serem observados na prática da docência e também realizaram, na Semana do Professor, os Jogos de Integração e almoço festivo.
A prof. Lilia Zasso falou sobre a viagem a Piratuba-SC no próximo dia 10 de dezembro, onde foram premiados os primeiros lugares dos jogos de integração e alguns sorteados no almoço do Dia do professor. Receberam, também, sugestões dos presentes para o ano de 2011.
O presidente do Simpasso no seu pronunciamento expôs algumas preocupações quanto ao diálogo com o Executivo Municipal no que tange os interesses da categoria. Fez, também, a entrega dos certificados de participação no Seminário.
Após a reunião foi servido um coquetel aos presentes oportunizando um momento de descontração e confraternização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário