quarta-feira, 1 de junho de 2011

Professores da Educação Infantil ouvidos pelo CMP

Número expressivo de professores
estiveram presentes no evento
            Na manhã de sábado, dia 28, nas dependências do Clube Juvenil, foi realizada uma reunião com os professores das Escolas Municipais de Educação Infantil visando ouvir dos professores considerações a respeito de sua prática pedagógica e ao mesmo tempo apresentar o informativo de 2010, publicado pelo Centro de Professores.

Secretaria de Formação conduziu a reunião.

          Estiveram presentes vários membros do Colegiado e a reunião foi conduzida
pela secretaria de formação que após agradecer a presença de um número expressivo de professores das Escolas de Educação Infantil fez um apanhado das questões relativas a vida funcional dos professores, abordando vários aspectos que inclusive eram de desconhecimento dos professores pois muitos foram nomeados recentemente. Feita também a entrega do guia informativo de 2010, onde esclarece alguns pontos importantes sobre a vida funcional dos professores.

            Os mesmos foram informados também sobre a pauta de reivindicações encaminhada ao Executivo, ano passado, com objetivo de conseguir assegurar um melhoramento do plano de carreira e com isso uma perspectiva de melhoria de provento na aposentadoria. Porém essas reivindicações não estão recebendo a devida importância por parte do Executivo Municipal.
            O Simpasso também esteve presente no encontro e manifestou sua preocupação quanto às ocorrências com o magistério.
Professores puderam se manifestar

              Foram disponibilizados formulários para novas filiações ao Centro de Professores para que os mais professores se engajassem na luta a favor do magistério.

            Quando foi aberta a palavra os professores municipais puderam manifestar seu ponto de vista e expor suas preocupações quanto a sua prática educativa, dizendo estar passando por vários problemas como falta de assistência quando necessitam sair da sala de aula para atender alguma criança específica, fazer curativos em caso de acidentes, servir merenda e ao mesmo tempo cuidar dos demais, liberação quando precisam ficar ausentes da escola, o cargo de direção exercido por professor sem qualificação específica para educação infantil, cooperativados trabalhando sem titulação, falta de eleição direta para diretores, uma determinação da Secretaria de educação de 240
Após a reunião um almoço
foi promovido pelo CMP
dias de trabalho, diferente de 200 dias dos demais níveis de educação no município e o pagamento do terço de férias somente no retorno, diferente das demais categorias, inclusive professores que recebem o terço antes de saírem para as férias.
 
           O colegiado pode perceber que a educação infantil no município está enfrentando alguns reveses que precisam ser no mínimo discutidos para que tenhamos de fato uma educação de qualidade a qual todos perseguimos.

            Após a reunião os presentes puderam participar de um almoço promovido pelo Centro.
                         


                                                                            Prof. Rangel C. Rodrigues
                                                                       CMP - Secretaria Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário