terça-feira, 14 de junho de 2011

Reunião com Educação Infantil preocupa C.M.P.


Reunião realizada no dia 28 de maio do corrente, no Clube Juvenil, entre o colegiado do Centro de Professores, direção do Simpasso e Professoras das Escolas Municipais de Educação Infantil trouxe vários aspectos que precisam ser discutidos para que ocorra uma melhoria na qualidade de educação nesse segmento.

A coordenação da reunião, pela Secretaria de formação, na pessoa do prof. Valdir Scarsi ponderou sobre várias questões que o Centro e o Simpasso vêm buscando junto ao Executivo no sentido de procurar incrementar a carreira do magistério municipal pela valorização de seus agentes.
Quando aberta a palavra as professoras das escolas de educação infantil houve muitas manifestações quanto aos problemas enfrentados, os quais são de alta relevância por se tratar de procedimentos operacionais nas escolas, de questões de tratamento diferenciado e da própria falta de entendimento das reais funções dos educadores que muitas vezes precisam acumular funções e se desdobrar para poder cumprir a sua atribuição.

Conforme relatos as professoras têm atuado, por diversas vezes, como enfermeiras – inclusive com contato direto com sangue devido a acidentes durante as aulas, também atuam como merendeiras já que tem que servir e fiscalizar as crianças entre outras tarefas que levam as mesmas a exercer funções que não seriam delas.
Preocupa a falta de eleição direta de diretores, onde cabe destacar que o projeto já se encontra tramitando na câmara de vereadores e necessita de um estudo mais profundo no sentido de adequar esta lei às especificidades e necessidades da educação infantil.
O recesso escolar preocupa no sentido de haver uma divergência do período letivo. É preciso uma padronização desse período com a apresentação junto à abertura do ano letivo do ensino fundamental.
São necessárias providências urgentes quanto à falta de telefone para contato direto em uma dezena de Escolas de educação infantil dificultando assim a comunicação entre os professores, pais e direção.
O professor da educação infantil tem seu regime de trabalho de 30 horas que os deixam em desvantagem com relação a outros profissionais da educação que tem seu regime de 20 horas. Ocorre que com essa carga horária os mesmos não têm condições de buscar outra fonte de renda, pois precisam de quase dedicação exclusiva para desempenhar suas tarefas junto a educação infantil. Acreditamos que precisamos também uma padronização na carga horária ou no mínimo uma redução para 25 horas a fim de assegurar aos professores melhores condições laborais, sem redução dos salários e que estes possam também possam usufruir da prerrogativa de buscar outro turno de trabalho.
A licença-prêmio para os professores é um grande problema, pois mesmo com o direito adquirido não podem usufruir da mesma em virtude da falta de professores para fazer a substituição, em caso de gozo, ou da falta de verba conforme anunciado quando de suas solicitações para pagamento em pecúnia. É preciso que se faça um planejamento para que os professores possam, a exemplo de outros servidores do município, ter seu direito assegurado, seja através de um cronograma que seja efetivamente cumprido ou outra forma que lhes assegurem esse direito.
Que seja oportunizado aos professores do ensino infantil o aproveitamento de suas pós-graduações, pois se trata de um aperfeiçoamento que contribui para o melhoramento de sua prática pedagógica e ao mesmo tempo uma qualificação do  quadro de professores da rede.
Por fim, destacamos a situação da verba que seria usada para a aquisição e construção da Escola de Educação Infantil Criança Feliz, fundos da Prefeitura, em substituição a atual escola que não tem condições de atender as crianças por infra-estrutura inadequada. O terreno onde se esperava construir uma nova Escola mais moderna e adequada, pertencente à Prefeitura foi disponibilizado, pelo que sabemos, em comodato a outro segmento, deixando com isso uma lacuna nas esperanças das crianças e profissionais que esperavam por uma escola melhor. Agora, nos parece existe a verba porém falta espaço físico para instalação da mesma, ou será que veremos a verba ser devolvida ou direcionada para outros projetos.
Cabe destacar que a demanda pela educação infantil no município é muito grande e conseqüentemente o município deve estar preparado com infra-estrutura e pessoal para que a assistência as nossas crianças seja adequada e qualificada.
Neste sentido solicitamos ao órgão representativo – Simpasso e aos vereadores uma atenção especial às questões da educação infantil no município de Passo Fundo no sentido de somar esforços para que o magistério seja efetivamente valorizado e para que tenhamos Escolas cada vez melhores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário